BRIGA, organiza�om juvenil da esquerda independentista

Loja Virtual
Arquivo Gr�fico
correio-e:
Compartilhar
Actualizada em
14/01/14
novas

Governo municipal de Compostela persegue o botelhom para criminalizar à juventude

imagem

Especial Ser jovem nom é delito

Outubro de 2006

Na quinta-feira 27 de Outubro militantes de BRIGA colarom dezenas de cartazes e desplegarom faixas numha Alameda ateigada de jovens no tradicional botelhom dos fins de semana. As faixas e cartazes, cuxa colocaçom foi apoiada e aplaudida pola mocidade lá reunida, denúnciam as medidas repressivas que vem de aprovar o Concelho de Compostela governado polo PSOE e BNG, que com a escussa de combater o botelhom criminalizam e recortam gravemente os direitos d@s jovens.

Como vem sendo habitual a noite da passada quinta-feira miles de jovens davam-se cita na Alameda de Compostela num mais dos inumeráveis botelhons que desde há anos decorrem neste lugar. Mas algo tem cambiado. Desde o início do mês de Outubro, @s jovens som controlad@s por um impresionante despregamento de polícias de choque espanhóis e polícias locais, que identificam, cacheiam e intimidam a qualquer moç@ que se achegue à Zona Velha, impedindo a permanência e inclusso o passo de qualquer grupo em determinadas ruas e praças da cidade.

A declaraçom desta espécie de estado policial que se repite cada fim de semana é o primeiro passo dum plano que se completará nas próximas semanas com a entrada em vigor da Ordenença de Resíduos e Limpeza Viária aprovada polo governo municipal do PSOE e BNG com o apoio do PP. Esta Ordenança proibe expresamente a prática do botelhom em qualquer lugar da cidade e servirá para reprimir as reunions d@s jovens também na Alameda.

Novas relacionadas,
- Leis repressivas e controlo policial, esis a política do Concelho de Compostela para a juventude ..+

Ver também o especial: Ser jovem nom é delito