BRIGA, organiza�om juvenil da esquerda independentista

Loja Virtual
Arquivo Gr�fico
correio-e:
Compartilhar
Actualizada em
14/01/14
novas

BRIGA assina manifesto contra as torturas à juventude independentista basca

imagem

Fevereiro de 2010

BRIGA adere à nova campanha iniciada pola juventude independentista basca assinando o manifesto em prol da defesa do direito a organizar-se e o cesse das torturas das som que alvo de jeito sistemático .

Polo seu interesse reproduzimos na íntegra o chamamento que fam a nível internacional e o seu manifesto.

Chamamento da juventude independentista basca:

Somos a juventude de um povo submetido aos estados espanhol e francês, situado em plena Europa capitalista. Andamos há anos a organizarmo-nos para luitar, há mais de 30 que começamos a criar organizaçons e coletivos juvenis, para luitar por um futuro baseado na justiça social e na liberdade.

Este movimento conheceu uma grande evoluçom, e hoje em dia somos jovens que se reúnem em diferentes organizaçons, feministas, ecologistas, internacionalistas, a favor da autodeterminaçom, a favor do direito à vivenda… Organizamo-nos e luitamos em prol dos nossos direitos em diferentes áreas.
Mas luitar por um outro modelo de vida sai caro na nossa terra; o inimigo, atemorizado polos nossos sonhos e pela nossa força, tenta calar-nos através de ataques repressivos. Ainda assim, respondemos com firmeza e continuamos a luitar com determinaçom.

Um exemplo disto é o fato de, a partir de 19 de Janeiro de 2007, o Estado espanhol ter passado a considerar toda a militância da SEGI «terrorista». Com essa desculpa, centenas de jovens foram detid@s e torturad@s.
O último ataque foi a operaçom policial contra a juventude empreendida no dia 23 de Novembro de 2009. Naquela noite, mais de 650 polícias detiveram, torturaram e mantiveram incomunicáveis durante cinco dias 34 jovens, encarcerando 32 deles.
Perante estes fatos, estamos convictos da continuidade da nossa luita, mas a vossa ajuda é para nós indispensável para seguir em frente. Por isso vos pedimos que assinem o manifesto que se segue, que inclui três pontos básicos, e que o façam chegar às diversas autoridades espanholas e francesas que haja nos vossos territórios, bem como às diferentes embaixadas que trabalham em ambos os estados.

Manifesto:

Perante a situaçom que o movimento juvenil basco está a sofrer, distintas organizaçons juvenis expressam o seguinte:

1- Todos os projectos políticos ham de ter as mesmas oportunidades. Qualquer jovem do mundo tem direito a organizar-se e a participar na vida política sem qualquer tipo de repressom ou ameaça. Por conseguinte, exigimos aos estados francês e espanhol que cessem os seus ataques contra a juventude basca.

2- Requeremos ao Estado espanhol que acabe com a tortura e a impunidade dos torturadores. Assim, exigimos que se apliquem as diversas medidas que diferentes organizaçons internacionais declararam.


3- Pedimos aos estados espanhol e francês que assumam um compromisso com vista à resoluçom política e democrática do conflito. Face às diversas oportunidades possíveis, respeitando a palavra e a decisom popular e deixando a estratégia da guerra de parte.